cielab lab

4
  www.mundodacor.com.br CIELAB ou L*a*b* Em 1976 o CIE recomendou o uso da escala CIE L*a*b* ou CIELAB. A escala CIELAB é aproximadamente uma escala uniforme de cor, onde as diferenças entre os pontos plotados no espaço de cores correspondem às diferenças visuais entre as cores t raçadas. O espaço de cor CIELAB está organizado em um formulário cúbico, onde o eixo L * é executado de cima para baixo. A máxima é de 100 para L *, que representa um perfeito difusor refletindo (Branco). O mínimo de L * é igual a zero, o que representa o preto. Os eixos a * e b * não têm limites numéricos, porém toma-se como referencia o valor de 60 unidades de cor, onde a* positivo há uma tendência a vermelho e negativo a verde e b* positivo a amarelo e negativo a azul. Existem valores de delta associados a esta escala de cor ( L *, a* e b*) para indicar o quanto uma amostra padrão se difere de outra em L *, a * e b *. Estes valores de delta são muitas vezes utilizados para o controle de qualidade ou ajustamento de fórmulas. Tolerâncias podem ser estabelecidas para os valores de delta, valores que estão fora das tolerâncias indicam que há muita diferença entre o padrão e a amostra. O tipo de correção necessária pode ser determinado pelo valor delta, que está fora da tolerância. Por exemplo, se a * esta fora de tolerância, o vermelho / verde precisa ser ajustado. Também podemos calcular o valor total da diferença de cor E*. O AE * é um valor único, que leva em conta as diferenças entre o L *, a *, b * da amostra e do padrão. Porém, ele não indica qual parâmetro (s) (L *, a *, e / ou b *) estão fora das tolerâncias. A escala de cor CIELAB pode ser usada em qualquer objeto cuja cor pode ser medida. É amplamente utilizado em muitas indústrias.

Upload: priscillalsilva

Post on 02-Nov-2015

22 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Color scale CIELAB

TRANSCRIPT

  • www.mundodacor.com.br

    CIELAB ou L*a*b*

    Em 1976 o CIE recomendou o uso da escala CIE L*a*b* ou CIELAB.

    A escala CIELAB aproximadamente uma escala uniforme de cor, onde as diferenas entre os pontos plotados no espao de cores correspondem s diferenas visuais entre as cores traadas.

    O espao de cor CIELAB est organizado em um formulrio cbico, onde o eixo L * executado de cima para baixo. A mxima de 100 para L *, que representa um perfeito difusor refletindo (Branco). O mnimo de L * igual a zero, o que representa o preto. Os eixos a * e b * no tm limites numricos, porm toma-se como referencia o valor de 60 unidades de cor, onde a* positivo h uma tendncia a vermelho e negativo a verde e b* positivo a amarelo e negativo a azul.

    Existem valores de delta associados a esta escala de cor (L *, a* e b*) para indicar o quanto uma amostra padro se difere de outra em L *, a * e b *. Estes valores de delta so muitas vezes utilizados para o controle de qualidade ou ajustamento de frmulas.

    Tolerncias podem ser estabelecidas para os valores de delta, valores que esto fora das tolerncias indicam que h muita diferena entre o padro e a amostra. O tipo de correo necessria pode ser determinado pelo valor delta, que est fora da tolerncia. Por exemplo, se a * esta fora de tolerncia, o vermelho / verde precisa ser ajustado.

    Tambm podemos calcular o valor total da diferena de cor E*. O AE * um valor nico, que leva em conta as diferenas entre o L *, a *, b * da amostra e do padro. Porm, ele no indica qual parmetro (s) (L *, a *, e / ou b *) esto fora das tolerncias.

    A escala de cor CIELAB pode ser usada em qualquer objeto cuja cor pode ser medida. amplamente utilizado em muitas indstrias.

  • www.mundodacor.com.br

    Frmulas:

    Se e forem maiores que 0.008856, ento:

    Se e forem iguais ou menores que 0.008856, ento:

  • www.mundodacor.com.br

    Onde X, Y e Z so valores triistmulos CIE

    Xn, Yn e Zn so os valores triistmulos correspondentes aos iluminantes, sendo que Yn sempre 100.00 Xn e Zn variam de acordo com tabelas abaixo:

  • www.mundodacor.com.br

    Quando

    Quando

    Quando

    Quando

    Quando

    Quando Teremos:

    L* = L* amostra L* padro a* = a* amostra a* padro b* = b* amostra b* padro

    Ento: