a palestra doutrinaria na casa espirita

12

Upload: carlos-freire

Post on 20-Feb-2017

198 views

Category:

Spiritual


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: A palestra doutrinaria na casa espirita
Page 2: A palestra doutrinaria na casa espirita

O homem, no contexto atual, encontra -se em dois níveis de consciência: o adormecido e o desperto.

Page 3: A palestra doutrinaria na casa espirita

I) O adormecido1- Deixa-se conduzir, esquecendo-se das suas qualidades superiores que propiciam realmente a felicidade.

2- Detêm o processo de busca interior e transfere as metas prioritárias para as conquistas vazias que enaltecem o bem estar egoístico e fugaz.

3- Quando convidado às reflexões profundas, não consegue deter-se em uma demorada análise de si mesmo, porque, logo os pensamentos se expandem em várias direções, afastando-se do objetivo essencial propiciador do auto encontro.

4- Ainda está no patamar do indivíduo fisiológico.

Page 4: A palestra doutrinaria na casa espirita

5- Tem preferência pela fuga da realidade, consumindo o seu tempo e saúde na ação secundária, por desconsideração ou por ignorância daquilo que é essencial.

6- Está atormentado pelo desejo de novos prazeres no campo das sensações, nas quais se afogam até a exaustão, para retornarem à posição anterior de ansiedade e insatisfação.

7- Acostumado às idéias do imediato, qualquer projeto constitui lhe sacrifício vão, e não se dispõe a levar adiante a proposta inicial de projeto demorado.

Page 5: A palestra doutrinaria na casa espirita

II) O desperto1- Descobre valores expressivos que estão desperdiçados.

2- Propõe significados novos para a vida que antes não era perceptível.

3- Retira o véu da ilusão e facilita a percepção da realidade não fugidia.

4- Encontra-se partícipe da vida, entusiasmado, realizando com integral lucidez.

5- Tudo quanto faz, realiza-o de forma consciente e concentrado.

Page 6: A palestra doutrinaria na casa espirita

6- Supera os automatismos para localizar-se nas realizações da inteligência e do sentimento enobrecido.

7- Cada momento atual é magno na sua vida.

8- Tudo quanto se propõe a realizar, em vez de tornar-se desafio, se torna estímulo ao prosseguimento tranquilo da iluminação interior.

9- Usa a inteligência e aplica o sentimento em perfeita interação , avançando sempre, sem recuos e nem amarguras.

Page 7: A palestra doutrinaria na casa espirita

10- As ocorrências das vicissitudes da vida social, dos prejuízos políticos, das alterações do equilíbrio do corpo, não desanimam e nem o infelicitam , mas sim, se afervora na busca da harmonia, conquistando novas áreas que antes permaneciam desconhecidas

11- Age sempre lúcido, e a cada compromisso que assume, se desincumbe em paz, sem a preocupação de elogio ou vitória exterior.

Page 8: A palestra doutrinaria na casa espirita

Para podermos perceber em que nível de consciência, estamos inseridos, devemos:

1- Auto identificar-se, no tocante às contradições entre o que aspira com o que realiza.

2- Auto encontrar-se, conhecendo-se a si mesmo. Isto requer amadurecimento psicológico que o faz compreender que nem tudo quanto pode fazer, deve-o; da mesma forma que nem tudo quanto deve, pode; conseguindo a sabedoria de fazer somente o que deve e pode.

3- Saber-se tem o equilíbrio psicofísico , e se consegue proceder na vida, de maneira a criar para si e ao outro, um ambiente espiritual de moralidade, amor e respeito ao próximo.

Page 9: A palestra doutrinaria na casa espirita

Como estimular o homem desperto: 

1- Assinalar em si, o aprofundamento da visão da vida, para a esfera do auto-amor que enaltece a bondade, a compaixão, a ação benéfica em favor do próximo, buscando-a na dimensão espiritual.

2- Saber-se que é necessário querer para ser, esforçar-se para triunfar e viver para jamais morrer.

3- Pela meditação, sem nenhuma vinculação filosófica específica, e é sugerida como forma de criar o saudável hábito de tornar-se o observador de si mesmo e das suas manifestações.

4- Pelo autoconhecimento. Vejamos aqui o capítulo XII-ítem V- Conhecimento de si mesmo.

Page 10: A palestra doutrinaria na casa espirita

919-a) Compreendemos toda a sabedoria dessa máxima, mas a dificuldade está precisamente em se conhecer a si próprio. Qual o meio de chegar a isso? 

Page 11: A palestra doutrinaria na casa espirita

R: “Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: no fim de cada dia interrogava a minha consciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava a mim mesmo se não tinha faltado ao cumprimento de algum dever, se ninguém teria tido motivo para se queixar de mim. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim, necessitava da reforma. Aquele que todas as noites lembrasse todas as ações do dia e se perguntasse o que fez de bem ou de mal, pedindo a Deus e ao seu anjo guardião que o esclarecessem , adquiriria uma grande força para se aperfeiçoar, porque, acreditai-me, Deus o assistirá. Formulai, portanto, as vossas perguntas, indagai o que fizestes e com que fito agistes em determinada circunstância, se fizestes alguma coisa que a censuraríeis nos outros, se praticastes uma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai ainda isto: Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, ao entrar no mundo dos Espíritos, onde nada é oculto, teria, eu de temer o olhar de alguém? Examinai o que pudésseis ter feito contra Deus, depois contra o próximo, e por fim contra vós mesmos. As respostas serão motivo de repouso para vossa consciência ou indicarão um mal que deve ser curado...”

Page 12: A palestra doutrinaria na casa espirita

“Uma ótima semana a todos”